Quinta-feira, 2 de Abril de 2009

 

 

 

 

 

Consideras-te um verdadeiro apreciador da riqueza histórica e paisagem cultural?

 

És capaz de despertar a sensibilidade para o património, o seu valor e fomentar o respeito pela herança cultural?

 

Gostavas de ver o teu trabalho reconhecido e publicado nas Jornadas Europeias do Património?

 

Então participa no Passatempo " Num instante... O Património"  uma iniciativa do IGESPAR com o apoio do SAPO Local e do SAPO Fotos que irá premiar  o 1º classificado com um Apple Ipod Nano  e o 2º classificado com um 1 Telemóvel W 890i Sony Ericsson.

 

 

 Objectivos e Tema:

 

A Experiência Fotográfica Portuguesa dos Monumentos (EFPM) “num instante... o património” é uma proposta de criação artística promovida pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

 

O tema proposto é o do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009 “Património e Ciência”, mas serão aceites todos os trabalhos que tenham como objecto o Património e a paisagem cultural. Fomentando o papel da ciência (e do progresso científico) na criação do património, assim como o contributo da ciência (e da tecnologia) na conservação, no estudo e, até, na compreensão do mesmo.

 

Num convite à livre expressão da criatividade e da imaginação, propõe-se uma redescoberta do património através da reprodução do preciso instante de contacto com o Património. Através da reformulação selectiva do objecto patrimonial, a imagem fotográfica, enquanto fragmento, poderá revelar um outro olhar sobre o património e focar a atenção em pormenores, superficies, materiais, formas, espaço, luz, sombras, envolventes, enquadramentos, peculiaridades.

 

Um olhar jovem e perspicaz, sem preconceitos ou imposições, poderá permitir obter imagens fotográficas inéditas que exprimam novos olhares sobre os monumentos e sítios, novas paisagens para os mesmos locais simbólicos, novos ângulos para as mesmas perspectivas históricas.

 

 

Como participar?

 

Esta experiência decorre entre os dias 3 a 20 de Abril e destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional.

 

 

Para participar, os jovens terão de enviar fotografias que obedeçam ao tema proposto para o e-mail monumentosesitios@sapo.pt assim como identificação das fotografias e dos autores, de acordo com os seguintes elementos: designação da iniciativa, identificação do monumento e da localidade, identificação do autor (nome, idade, morada/localidade, nº de telefone para contacto, email, escola e ano escolar que frequenta). Deverão ter em atenção que, aos premiados, será solicitado o envio, ao IGESPAR, das fotografias premiadas em formato JPEG, com resolução mínima de 300 dpi’s para 18 x 24 cm, de modo a serem incluídas na exposição da EFIM e publicadas no catálogo internacional.

 

 

Critérios de apreciação e prémios

Os trabalhos, devidamente identificados, serão apreciados por um Júri, a definir pelo IGESPAR, constituído por 5 elementos.

 

Critérios de apreciação e avaliação: Criatividade e imaginação, qualidade técnica e artística,  originalidade da abordagem ao tema, e a capacidade de comunicação patente numa nova interpretação do património.

 

As fotos do passatempo ficaram disponíveis no SAPO Fotos, e os  vencedores serão divulgados nos sites http://fotos.blogs.sapo.pt e www.igespar.pt., a partir do dia 30 de Abril de 2009. Os vencedores serão também notificados e devidamente informados sobre a data e a forma da entrega dos respectivos prémios.

 

Participa e Boa Sorte!



publicado por Equipa SAPO às 17:46
link do post | adicionar aos favoritos | |

Participe
Envie a sua sugestão para o SAPO local!
Escolha o seu
aveiro beja beja
braga braganca c. branco
coimbra evora faro
funchal guarda leiria
lisboa p. delgada portalegre
porto santarem setubal
v. castelo v. real viseu
faca voce mesmo